Ficha Técnica

 

Autoria & Pesquisa:

 

João Costa

joaocpc@gmail.com

 

Contactos pessoais (Fifé):

 

+351 917 297 618

fife.filipe.fernandes@gmail.com

 

Sejam bem-vindos à minha página!

 

Nome: Filipe Manuel Vaz Fernandes (Fifé)
Data de Nascimento: 27 de Fevereiro de 1957 (Signo Peixes)
Naturalidade: Lisboa
Residência: Lisboa
Estado Civil: Casado com Conceição Silva Borges Fernandes
Hobbies: Ténis, Golfe (Praticante) e Música

Clube: Sporting (desde 1957!)

 

Inicio da carreira desportiva como navegador: Rali do Benfica 1974
Primeiro carro de competição: Fiat 128
Primeira vitória: Rali Rota do Sol 1996 com Fernando Silva (Porsche 911 Carrera RS)
Primeira prova como piloto: Rali do Benfica 1979 (Ford Escort RS 2000) com Jaime Silvestre
Títulos: 1x Campeão Nacional (Clássicos 2004), 9x Vice-Campeão e 4x Terceiro Classificado.


Iniciei o meu envolvimento no mundo automóvel como fotógrafo em 1972 para o jornal Volante. Nesse campo e ao longo de alguns anos colaborei com quase todas as publicações especializadas nesse campo, a saber: Volante, Motor, Automundo,  Autosport, Turbo, Máquina, Auto-Press, entre outras.

Em 1974 estreei-me no banco do lado direito como navegador do meu amigo José Alonso e até hoje não parei. Já são mais de 450 provas em que participei tanto como navegador e como piloto, faceta em que me estreei em 1979 no Rali do Benfica cinco anos após me ter estreado nesse mesmo rali mas como navegador. Pelo meio tive ainda tempo para ser team-manager (director desportivo) da Pêqêpê Racing (Team Nescafé-Formula Ford/Poligrupo-Toyota/Poligrupo-BMW) do meu amigo Pêqêpê, tendo somado imensos títulos nesse cargo.

Foi como navegador que somei todos os meus títulos e vice-campeonatos. Fui o navegador mais pontuado no Regional Açoriano em 2002 mas não fui campeão porque não era nem residente nem açoriano, mas sim continental! Dois anos depois somei o meu primeiro e único título de campeão com o meu amigo Fernando Silva, na vertente de clássicos.

 

E por último, um agradecimento aos fotógrafos que me ajudaram ao longo dos anos a relembrar por imagens a minha carreira, e que são: Photo XTROD (José Nogueira, Isabel Nogueira e Sara Nogueira), Photo Slick (Francisco Romeiras e Filomena), João Lavadinho, Interslide (Paulo Maria), Photo-Car (Joaquim Condeço), Foto GTI (Armindo Cerqueira), AIFA (Jorge Cunha), MondegoSport (Rui Fonseca), Fotogénico, Pedro Silva "Paparazzi" e Nuno Dinis Photo.

 

Filipe Fernandes "Fifé"

 
free poker