BIOGRAFIA

Nome: Filipe Fernandes (Fifé)
Data de Nascimento: 27/2/1957
Naturalidade: Lisboa
Residência: Lisboa
Estado Civil: Casado
Hobbies: Ténis, Golfe e Música
Clube: Sporting CP
Inicio da carreira: Rali do Benfica 1974
Primeiro carro de competição: Fiat 128
Primeira vitória: Rali Rota do Sol 1996
Estreia como piloto: Rali do Benfica 1979
Títulos: Campeonato Nacional de Clássicos-Ralis 2004, Taça FPAK de Ralis 2015, Vice-Campeão Nacional de Ralis de Grupo N 1986, 1987, 1988 e 1989, Vice-Campeão Nacional de TT na categoria T1 (1997 e 2002), T2 (2007)  e T3 (1999), e terceiro classificado em T3 no ano 2000.

Iniciei o meu envolvimento no mundo automóvel como fotógrafo em 1972 para o jornal Volante. Nesse campo e ao longo de alguns anos colaborei com quase todas as publicações especializadas nesse campo, a saber: Volante, Motor, Automundo,  Autosport, Turbo, Máquina, Auto-Press, entre outras.

Em 1974 estreei-me no banco do lado direito como navegador do meu amigo José Alonso e até hoje não parei. Já são mais de 600 provas em que participei tanto como navegador e como piloto, faceta em que me estreei em 1979 no Rali do Benfica cinco anos após me ter estreado nesse mesmo rali mas como navegador. Pelo meio tive ainda tempo para ser team-manager (director desportivo) da Pêqêpê Racing (Team Nescafé-Formula Ford/Poligrupo-Toyota/Poligrupo-BMW) do meu amigo Pêqêpê, tendo somado imensos títulos nesse cargo.

Foi como navegador que somei todos os meus títulos e vice-campeonatos. Fui o navegador mais pontuado no Campeonato Regional Açoriano em 2002, mas como a classificação era só aberta a navegadores locais, tive de me contentar a ajudar o meu amigo Gustavo Louro a ser campeão regional nesse ano.  Dois anos depois somei o meu primeiro título de campeão com o meu amigo Fernando Silva, na vertente de clássicos, e em 2015, na companhia do meu amigo Fernando Peres, juntei a Taça FPAK de Ralis de Terra ao curriculo, vencedo pelo meio mais três ralis.

Para além das provas, estreei-me no comentário televisivo na Sport TV nos directos do WRC e de vez enquanto passo o meu conhecimento através de cursos de navegador como os que ministrei no Instituto Superior Técnico, em Penela e em Montemor-o-Novo.

Por último, um agradecimento aos fotógrafos que me ajudaram ao longo dos anos a relembrar por imagens a minha carreira, e que são: Photo XTROD (José Nogueira, Isabel Nogueira e Sara Nogueira), Photo Slick (Francisco Romeiras e Filomena), João Lavadinho, Interslide (Paulo Maria), Photo-Car (Joaquim Condeço), Foto GTI (Armindo Cerqueira), AIFA (Jorge Cunha), MondegoSport (Rui Fonseca), Fotogénico, Pedro Silva “Paparazzi” e Nuno Dinis Photo.

Filipe Fernandes “Fifé”